SUITE 405, SVEVA CASATI MODIGNANI [OPINIÃO]
Olá, Booklovers!
Hoje venho com mais uma opinião para vocês. Quando iniciei a leitura já tinha apresentado o livro e a autora e, caso tenham curiosidade podem sempre fazê-lo.
Começando pela história do livro…
⏩A Narrativa…
Passa-se em Itália, nomeadamente entre Roma e Milão.
Lamberto Rissotto, gestor de uma empresa requintada na indústria metalúrgica e, apesar das dificuldades inerentes à crise económica sentida em Itália, pretende continuar a seguir a sua vocação.
Certo dia, Lamberto chega a casa, determinado em terminar a sua relação com a mulher - Armanda - após descobrir o seu desvaneio e, de modo a "suavizar" a situação amorosa atual, cruza-se com um jovem muito bela e com muita classe.
Por outro lado, temos o Giovanni Rancati, sindicalista e, no início da história encontra-se a regressar de mais um encontro com os operários.
Em Milão, aguarda-o a sua mulher - Bruna - uma mulher humilde e muito bonita, que após muita luta a nível económico - consegue abrir o seu próprio salão de cabeleireiro. Giovanni e Bruna vivem juntos num bairro onde as varandas são partilhadas e, com esse facto, está incluído a partilha das alegrias, dissabores e, a angústia dos vizinhos em chegar a cada final do mês.
Lamberto e Giovanni representam dois mundos alheios e distantes, mas os seus caminhos cruzam-se oportunamente.
Nesta amizade entre Lamberto e Giovanni, nasce uma fascinante ligação no que se reflete os dias de hoje em Itália, pelas divisões contraditórias e de lutas sociais, mas eles estão unidos por uma profunda e absoluta necessidade em nome da justiça e em prol do amor.
"A estrada será longa, difícil e cheia de perigos dos quais, por enquanto, não tens a mínima perceção."
(Pag. 103)
⏩ Opinião:
Como referi na expetativa do livro, este título foi a minha estreia com a autora e, gostei muito da história, da escrita leve, cuidada e com humor à mistura.
Também gostei muito pelo modo especial e diferente que Sveva nos apresenta as personagens ao longo da narrativa - Por exemplo a infância e adolescência - com capítulos pequenos que, de certo modo nos vicia a virar página sob página.
"(…) - São custos exorbitantes, mas a formação, um dia, vai permitir que continuemos a ser produtivos, apesar de os que estão no governo apoiarem pouquíssimo.
- Porque não percebem nada, e só pensam nos interesses deles. Com os trabalhadores, que são a espinha dorsal para a economia do país, nunca se preocupam.
(…)
- Nunca ninguém te disse que tens uma língua muito comprida?
- Toda a gente me diz. Mas é com ela, e com o coração, que eu defendo os meus operários."
(Pag. 151)
Nesta história está patente a luta sindical e social dos operários em Itália, na qual achei muito semelhante a Portugal.
De certo modo, na história, está presente as relações pessoais e sociais, como a valorizar e a amar a nós próprios e, o respeito ao próximo.
" Achas que usar uma aliança no dedo é uma garantia de estabilidade, de felicidade? Porque, se assim fosse, eu casava já com ele. Mas parece-me que primeiro devia ficar em paz comigo mesma, porque isso é a base para uma relação equilibrada."
(Pag. 117)
Sendo a cultura italiana, achei muito curioso em colocar a temática num livro que podia ser um romance de "cordel", o que evidentemente, não o foi.
Foi uma história cativante, uma leitura super fluída que fez-me devorar o livro e, deliciar-me cada vez mais com esta história.
Esta leitura foi incluída no Desafio Mensal do Blog, uma vez que em abril, tínhamos de ler livros onde as capas nos lembrasse a Primavera e, porque não esta ilustração colorida e ilustrativa à beleza do livro? Também foi inserido no Desafio anual, na categoria "Um livro do teu género preferido".
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Claro que, recomendo a leitura de "Suite 405", pois aguarda-nos um livro super leve para uma leitura no final de tarde.
Fiquei obviamente fã da autora e, quero ler mais títulos de Sveva Casati Modignani.
Caso pretenda adquirir o livro, pode fazê-lo junto do meu link de afiliado da Wook, no Link.
Espero que tenham gostado da opinião e, obviamente da minha companhia.
Eu, volto em breve. Beijinhos!
Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Livro esplêndido! Post muito boom
ResponderEliminarObrigada pelo carinho ;)
Eliminar