AS FILHAS DO CAPITÃO, MARIA DUEÑAS [OPINIÃO]




Olá, Booklovers

Hoje partilho convosco mais uma opinião. Um calhamaço que vocês escolherem para eu ler em maio. E que estreia com Maria Dueñas. Só posso dizer-vos que não poderia ter começado o meu maio em melhor companhia e, com grande história ao lado. 






Opinião


A história começa pela família Arenas, onde conhecemos Emilio Arenas - um homem humilde, trabalhador e, pai de família - que após a sua trágica morte, deixa a mulher - Remedios - e três filhas - Victoria, Mona e Luz - sem destino. 

Ao longo da história, Remedios, Victoria, Mona e Luz cruzam-se com várias pessoas e, com base naqueles tempos difíceis, a autora vai-nos dando a conhecer os anseios, sonhos e, passado dessas personagens que têm um papel fundamental na decisão das mulheres Arenas. Mas, enquanto o tempo vai passando, o que a família não se esquece, é de lutar para o sonho familiar. 



"A chegada a Nova Iorque e a morte do pai abalaram-nas temporariamente, deixando-as desnorteadas, desprotegidas ante as inclemências. (…) Num mundo inquietante e estranho, sozinhas e contra a corrente, conseguiram perfilar um futuro, esforçaram-se por traçar um horizonte ao alcance dos dedos." 
(Pag. 523)



Achei as personagens muito bem construídas, cheias de personalidade e vida. A autora dá-nos muitos pormenores sobre a descrição das mesmas para que, tenhamos o dom de as imaginar no nosso pensamento. E, além disso, também representa muito bem os emigrantes em Nova Iorque naqueles tempos. Achei-o muito rico também, nomeadamente, na cultura. E, na minha opinião, isso é fascinante. 

O livro está subdividido em partes. Senti que, de parte para parte (Por exemplo da Primeira Parte para a Segunda, da Segunda parte para a Terceira, etc), que havia um intervalo de tempo "perdido" (Passavam-se vários meses). Mas esse "tempo perdido" depois era recomposto no capítulo seguinte e, acabávamos por descobrir todos os detalhes. 





" - Você nunca pôs um pé em Espanha, pois não rapaz? (…) Pois deixe-me explicar-lhe (…). 


Fome, atraso, esquecimento dos pobres, desesperança. Era isso que a mulher associava aos tempos em que, em pequena, teve de abandonar a sua aldeia; tempos em que havia uma monarquia em Espanha e, embora o perfil do rei aparecesse nas pesetas e nos selos dos correios, pouco parecia fazer com que as coisas mudassem."
(Pag. 434)



Na minha opinião, o início do livro é um pouco lento, e, a escrita é muita intensa, quanto mais tratando-se de uma temática que penso que nunca li até hoje - A Guerra Civil Espanhola. Com essa temática, a autora refere o tempo, a batalha, o facto da emigração vivida naquela época e, o rumo ao desconhecido e a procura de "melhores tempos"  na America durante os anos 30. 


Gostei muito do pormenor das ilustrações ao longo do livro. Seja com o mapa das ruas (Penso que o objetivo era o leitor não se perder com tanto nome de ruas da América) e, também com respetivos cartazes ou panfletos que, condiz perfeitamente com a história. 





Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐



Esta é uma história de esperança e perseverança em tempos longínquos. Uma história de amor e amizade entre família, amigos e, pessoas que foram conhecendo ao longo do tempo e, tornaram-se como meio de sobrevivência para a família Arenas. 


A escrita cuidada e fabulosa da autora cativou-me imenso e, só quero ler o segundo livro que tenho na estante "O Tempo entre Costuras", na qual contém uma série já disponível na Netflix e, estou curiosa por ler e ver os episódios.  


Recomendo-vos vivamente a leitura deste livro, na qual cativou-me desde a primeira página e, todas as pessoas que já o leram não ficaram indiferentes ao modo de escrita da autora nem à forma como Maria Dueñas prende o leitor. E, o livro é muito cinematográfico. É simplesmente fascinante! 


Também esta semana fui "obrigada" a criar um canal no Youtube. Como é do vosso conhecimento, tinha vontade de fazer os meus Resumos Semanais no Instagram, mas por ordem dos factos, criei o canal. Se o pretendes conhecer, podes fazê-lo Aqui.



Espero que tenham gostado da opinião. Caso já o tenham lido ou pretendem ler podem sempre pronunciá-lo nos comentários. Como sempre, gosto de vos ouvir.  


Um beijinho grande e, até breve! 



Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá...
    Adorei a resenha! Muito bem escrita, como sempre <3
    O livro parece ser bastante interessante e fiquei bem curiosa pra ler... Vou procurar ele aqui no Brasil pra ver se o encontro!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diane!
      Como podes ver adorei o livro e é uma ótima sugestão de leitura. Se tiveres curiosidade, podes sempre adquirir em ebook, através da wook (podes clicar no meu link de afiliada no lado esquerdo do blog) e proceder à compra.
      Boas leituras! Beijinhos

      Eliminar
  2. Oii, como vai? Eu não conhecia essa obra não. Que livro enoooorme! Faz séculos que não tenho uma leitura intensa nesse estilo e que me conquiste de tal forma como essa o fez contigo.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      É uma ótima leitura, na minha opinião. Caso gostes de romance histórico, recomendo-te a leitura.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]