A DÉCIMA ILHA, DIANA MARCUM [OPINIÃO]



Olá, Booklovers

Hoje venho com mais uma opinião literária. Um livro que encheu-me as medidas e, sobretudo, um livro sobre os Açores, tendo em foco a minha ilha Terceira. 



Antes de dizer-vos o que achei do livro… Faço-vos um breve resumo. 


O Livro fala-nos… 

De Diana, uma mulher determinada, mas encontra-se num momento de crise. Apesar de sentir uma grande tristeza, a nível pessoal, e a sua carreira encontrar-se monótona, descobre um grande grupo de imigrantes na Califórnia. 


Por instinto, Diana decide segui-los o rumo e, acaba "embrulhada" no regresso do grupo aos Açores - a terra natal deles. 


Diana vê-se a descobrir a grandeza dos Açores e, o porquê do arquipélago deixar um grande misto de emoções. 

Após a sua experiência com Murphy (o seu labrador) a seu lado, Diana pensa no que tanto idealiza - um amor. 




⏭Opinião 



" - Uma coisa maravilhosa nos Açores é que têm gente que gosta mais do amor do que de casas grandes e bons carros (…)."
(Pag. 40)


A minha opinião sobre o livro pode ser um tanto suspeito, pois como já referi - com orgulho - imensas vezes por aqui, sou Açoriana e, resido na ilha Terceira. Uma das ilhas com maior destaque no livro. 



Esta leitura, neste momento de pandemia, deu-me um sentimento quase como os imigrantes - de saudade de saborear a nossa beleza em qualquer pedacinho da ilha. Das nossas tradições este ano canceladas e, da nossa história. A nossa tranquilidade espantada. Do nosso espírito de hospitalidade com cada pessoa que deseja conhecer mais sobre nós. 



É ainda nomeado vários lemas nossos, como por exemplo, nos Açores temos as 4 estações num só dia. 



"Os açorianos que emigravam sentiam a falta da sua terra. Na realidade, era mais do que isso. Existe uma palavra portuguesa, saudade, que dizem não ter tradução. É mais do que sentir a falta de algo ou de alguém. É um anseio que não pode ser expresso em nenhuma outra língua. É, como diz um meu amigo açoriano, "uma palavra estritamente portuguesa"."
(Pag. 17)



Fala imenso sobre a saudade dos emigrantes na Califórnia em relação aos Açores. E, achei essa parte muito bonita. 





Avaliação: ⭐⭐⭐⭐


Claro que, recomendo a leitura deste livro. É um bom livro para conhecer um pouco mais sobre nós, tanto a nível de gastronomia, tradições, história. Até de fauna e flora. 


"Existem oito ilhas e um parque de diversões, a Terceira!"
(Pag. 54)


É um livro que fez-me tocar no coração. Um momento de nostalgia. Porque não sou emigrante, nem nunca imaginei a minha vida fora deste "cantinho do céu", mas também tenho familiares que viram-se obrigados a emigrarem e, penso que todos os Açorianos contém o mesmo sentimento. 



O livro, além de ser considerado um romance, também contém o registo biográfico da autora. Para nós, uma boa ligação, visto por uma pessoa exterior e, ter num livro um bom retrato nosso. 



Espero que tenham gostado da opinião. E, eu? Volto em breve!


Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]