O RETRATO DE DORIAN GRAY, OSCAR WILDE [OPINIÃO]




Olá, Booklovers! 


Espero encontrar-vos bem. Hoje partilho mais uma opinião de um livro que já tinha algum tempo na estante e, que tinha receio de o ler por ser um clássico. À partida, um livro respeitado, pois foi publicado por volta de 1890. 


SINOPSE



↪ O Livro fala-nos… 


De Dorian Gray, um jovem belo, puro e com todas as características para viver a sua vida no meio da aristocracia inglesa típica do século XIX. Mas ele não é de todo apaixonado por esse mundo. 


Além disso, por influência de Basil Hallward - o pintor do seu belo retrato - conhece Lord Henry, um homem doente, perturbado e, "autor" da destruição do jovem. Um dia, Basil oferece a Dorian o seu retrato, onde está espantado toda a sua beleza. Ao observar a obra, o que pretende Dorian Gray é que com o passar dos anos, a sua beleza permaneça, pois a aparência é dos seus bens mais preciosos. 



" Mas o retrato? Como havia de o encarar? Ostentava o segredo da sua visa e contava a sua história. Ensinara-o a amar a sua própria beleza. Ensiná-lo-ia doravante a detestar a própria alma? Teria ele coragem de voltar a contemplá-lo?"
(Pag. 100)



Ao longo da narrativa vamos acompanhar o desenvolvimento de Dorian Gray pelas palavras de Oscar Wilde. Devido à sua amizade com Henry, Dorian parece cair nas palavras "sábias" e moralistas do amigo e, parece cair na tentação do amor… Mas, será que está mesmo apaixonado? A sua vida influencia a restante sociedade? 


Lorde Henry tem uma enorme influência na sua vida. Ao longo do tempo, Dorian perde a sua beleza, levando-o ao mundo obscuro e cruel e, vai perdendo todas as suas boas virtudes do início da sua juventude. 






↪ Opinião


Este livro foi uma mistura agridoce no que diz respeito a sentimentos. Está patente a paixão e vingança; A avareza e corrupção; A Beleza e a tragédia. 



"Curar a alma por meio dos sentidos e os sentidos por meio da alma."
(Pag. 191)


Na minha opinião, no início, esta leitura foi um pouco lenta, mas ao longo das páginas fui ganhando "velocidade" e, talvez por querer conhecer o desfecho da história, visto que já visualizado o filme há alguns anos, e levava já comigo alguns "spoilers". Mas, a verdade é que tinha imensos pormenores que só um livro contém e, também, já tinha-me esquecido. 




"Se o homem faz da sua vida um uso artístico, o cérebro passa a ser o seu coração."
(Pag. 219)


O livro tornou-se soberbo, pois foi escrito há mais de cem anos, mas as temáticas deste continuam tão atuais, como por exemplo: A discriminação de género, a aparência na sociedade, a traição, enganos e a homossexualidade oculta devido às supostas críticas da sociedade. 





Avaliação: ⭐⭐⭐⭐



Recomendo a sua leitura, pois é um livro pequeno, conciso e, obtém mensagens diretas e cruéis ainda tão atuais como descrevi ao longo da opinião. 


Espero que tenham gostado da opinião e, da recomendação. Caso já tenham lido o livro, digam-me o que acharem do título. 

Também vos sugiro a acompanharem-me no instagram, onde irei fazer sempre que seja conviniente videos com os resumos semanais. O Episódio de ontem, podem vê-lo Aqui.

Eu? Volto em breve! Beijinhos




Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Não conhecia, mas parece-me uma boa aposta! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta!
      É um bom clássico, apesar de não ter adorado! Continuo à procura do meu clássico predileto! ;)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]