O RETRATO DE DORIAN GRAY, OSCAR WILDE [LEITURA DO MOMENTO]
Olá, Booklovers!
Este é um livro que já tenho curiosidade em ler há vários anos. Mas sempre tive um receio enorme, com a sua história e escrita do grandioso - Oscar Wilde.
Por isso, para aproximar-me, digamos assim, de um clássico, coloquei o título no meu Desafio a Solo "Um livro por mês", neste mês de abril.
Antes de divulgar mais a expetativa com o livro, dou-vos a conhecer - Obviamente para quem ainda desconhece:
Ficha Técnica:
Título Original: The Picture of Dorian Gray | Título Português: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde | Editora: Relógio da Água
Género: Romance | 1.ª edição em Portugal em maio de 2016
Número de páginas: 240 | ISBN 978-989-641-624-9
Sinopse:
"Dorian Gray é um jovem invulgarmente belo por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a eternizar a beleza de Dorian numa tela, Basil convence-o a posar para ele. Numa dessas sessões, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian comenta com os amigos que está disposto a tudo, até mesmo a vender a alma, para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.
Fortalecido pelo hedonismo, Dorian trata cruelmente a sua noiva, Sybil Vane, que se suicida com o desgosto. Ao saber do sucedido, o jovem começa a notar certas mudanças subtis na sua expressão no quadro, e constata que é o Dorian do quadro que envelhece e que sofre com a passagem dos anos, ao mesmo tempo que o Dorian real permanece com a juventude e beleza intacta. Um romance gótico de horror com um forte tema faustiano."
Sobre o autor: Oscar Wilde
Sobre o autor: Oscar Wilde
Oscar Wilde foi talvez o mais importante dramaturgo da época vitoriana. Criador do movimento dândi, que defendia o belo e o culto da beleza como um antídoto para os horrores da época industrial, Wilde publicou a sua primeira obra em 1881, a que se seguiram duas peças de teatro. A partir de 1887 iniciou uma fase de produção literária intensa, em que escreveu diversos contos, peças de teatro, como A Importância de se Chamar Ernesto, e um romance. Em 1895, foi acusado de homossexualidade e violentamente atacado pela imprensa, tendo-se envolvido num processo que o levou à prisão. Morreu em Paris em 1900.
" Retrato de Dorian Gray é considerado pela crítica como a melhor obra de Oscar Wilde."
Confesso que, já visualizei o filme há alguns anos e, lembro-me que a temática principal da história ter mexido muito comigo.
Sei que não é de todo um livro que deva ler nesta altura, mas desafios são desafios e, como disse tenho muita curiosidade com esta leitura.
Este livro também irá entrar para o Desafio Anual do Blog Tudo Sob Linhas, para a categoria "Ler um clássico".
Este livro também irá entrar para o Desafio Anual do Blog Tudo Sob Linhas, para a categoria "Ler um clássico".
Porque como se costuma dizer, os livros são melhores do que os filmes.
Alguém já leu o livro ou viu o filme?
Que acharam?
Um beijinho grande e, ... Volto em breve!
Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Comentários
Enviar um comentário