RETRATO DE FAMÍLIA, JOJO MOYES [OPINIÃO]




Olá, booklovers!

Espero que se encontrem bem e de saúde! 

Hoje venho com mais uma opinião de um livro previsto para ler em março. Sim, terminei-o já na madrugada de 01 de abril e, como no meu plano de leituras do mês vou regulando pela data do fim do livro, irei incluir este livro como leitura do mês de abril. 

Antes de dizer-vos a minha opinião deste livro, deixem-me que vos diga que este livro teve um sentimento um tanto agridoce. Mas já vos explico melhor! 




Resumidamente, esta história começa em 1953 com a coração da Rainha Isabel II e, toda a comunidade inglesa em Hong Kong reúnem-se para celebrar e, tudo o que era festa, era motivo de alegria e colocarem-se vaidosas. Principalmente as mulheres, de forma, a tentarem arranjar um marido. 

Para Joy, este é mais um acontecimento enfadonho e sem graça, pois nunca se considerou uma mulher semelhante a tantas outras da época. Mas, coincidência ou não, é nessa noite que Joy conhece um oficial da marinha, Edward Ballantyne que fica rendido à sua beleza e, pretende casar sem demoras. 

Passados mais de quarenta anos, (sensivelmente em 1997), Joy e Edward vivem na Irlanda e a sua relação com Kate e Sabine (filha e neta respetivamente), é distante e, apesar dos seus temperamentos, não desejavam que assim fosse. Kate e Sabine vivem em Londres e, após a última crise amorosa da mãe, esta decide que Sabine vá passar umas férias com os avós. 

Sabine, surpreendida consigo, nunca imaginara que iria-se adaptar tão bem à vida do campo e às difíceis personalidades dos avós. O estado de saúde de Edward agrava-se e, obriga Kate a regressar à casa da família. Com as diferenças entre os membros familiares, junta-se as suas memórias dos motivos que a separam da família. 

Que segredos guarda esta família? 

Conseguirá Sabine unir as gerações diferentes, ou cairá ela na consequência do passado também?





"Só porque não é fácil para os teus avós demonstrarem os sentimentos não significa que não os tenham."
(Pag. 127)


Sobre o livro, gostei do que li, mas confesso que não foi dos melhores romances da autora. 

Achei o início muito enfadonho com muita "entrada e saída" de personagens que, ao longo da narrativa vamos vendo que muitas delas não eram importantes. Mas numa fase inicial, foi o que detetei de imediato. 

No desenvolvimento do livro, gostei da autora a dar-nos a conhecer as personagens que eram importantes na história, e a conseguirmos entender o porquê de certos comportamentos que se passaram ao longo dos anos. 



Outro foco que gostei também, foi que foi-nos oferecido alguns detalhes do passado de algumas personagens, o que certamente, enriqueceu a história. Ao lermos a história, vamos querer conhecer mais e mais das personagens (alguns detalhes que não são importantes na história), mas que gostamos de conhecer. E, isso é nos dado aos poucos. 



"Retrato de Família" é uma história bonita, com uma escrita simples como Jojo Moyes já nos habituou. Mas… Não gostei do final escrito à pressão, onde algumas questões ficaram a "pairar no ar". 

A história retrata-nos uma família - tipicamente - normal, com os seus desvaneios, passados obscuros, memórias, desentendimentos, traições, mas também momentos felizes e com o amor de "braço dado". 





Avaliação: 3 * / 5 


A minha opinião foi baseado nos livros que já li da autora, comparando as sensações que tive em cada um deles com este título. 

Como disse, é uma história suave ideal para nos entretermo-nos nesta época difícil e abstrairmos um pouco. Também é ideal para quem gosta de romances mais leves e menos complexos. 

Espero que tenham gostado da opinião. Caso já tenham lido o lido, aproveitem para me disserem nos comentários. 


Um beijinho e, até amanhã! 




Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]