BECOMING - A MINHA HISTÓRIA , MICHELLE OBAMA [OPINIÃO]




Olá, Booklovers!

Hoje partilho convosco mais uma opinião literária de um livro de não ficção que adorei ler. Já o tinha há bastante tempo na estante (Praticamente desde o seu lançamento em Portugal) e, se soubesse que seria uma leitura tão intensa e uma história tão rica, teria, sem dúvida, lido mais cedo.






Becoming é um livro composto por várias partes, onde Michelle Obama relata-nos a sua história desde a sua infância (E memórias que a definiram no que é hoje), passando na forma como conheceu Barack e aos momentos de campanha, até ao momento da saída na Casa Branca.

Na sua infância, Michelle fala-nos da sua humilde família, episódios de racismo e desigualdade na escola. Conhece Barack Obama da forma mais imprevisível e, também, o vamos conhecendo pelos olhos da Michelle. 





"Juntos (…), ajudaram-me a reconhecer o valor da nossa história, da minha história, da história do nosso país num sentido mais lato. Mesmo quando não é bonita ou perfeita. Mesmo quando é mais real do que gostaríamos que fosse. A nossa história é o que temos, o que teremos sempre. É algo que devemos assumir como nosso."
(Pag. 15)




Já numa segunda parte do livro, ela conta-nos a forma como continua a ser discriminada pelo seu papel de mulher na sociedade, a contínua "pressão" pela sua cor de pele e, como mãe, onde nunca imaginou o seu futuro. Ela conta-nos como é estar ao lado de uma pessoa "apreciadora de política" e, como isso influencia não só a si, mas a toda a família. Ela nunca pensou na vitória de Barack Obama, sendo o 44.º Presidente a subir "ao trono" na Casa Branca e, sendo este negro, fazendo-a assim, de Primeira-Dama dos Estados Unidos da América.




"(…) O mundo podia ser brutal e arbitrário, que o trabalho árduo nem sempre garantia resultados positivos."
(Pag. 261)



Adorei conhecer este outro lado da Michelle Obama que todos desconhecemos. As iniciativas que Michelle Obama criou durante a sua estadia na Casa Branca, como por exemplo: 

Let's Move! - Iniciativa que tinha como objetivo baixar a taxa de obesidade infantil e a "introdução" de uma alimentação saudável. Com isso, empenhou-se em criar uma horta na Casa Branca, onde introduziu momentos com crianças e voluntários para a produção e recolha de legumes. 

Let Girls Learn - Concentrava-se a ajudar no maior acesso às jovens a terem a educação merecida; 

Joining Forces - Iniciativa para contribuir para um maior apoio aos militares e respetivas famílias, enquanto e após a guerra. 

Estas foram as iniciativas que achei de maior foco, mas a Michelle criou outras iniciativas (com maior destaque a jovens negros) e deu ênfase a associações não governamentais.





Também achei interessante o facto da Michelle ter de "trabalhar" a sua imagem (todo o Glamour a que não estava preparada para os eventos sociais/políticos) e, até mesmo a preparação da comunicação que teve. O que não é de todo, uma tarefa fácil. 

Gostei também do facto de Obama ser um leitor e, incentivar a Michelle a ler mais :)



Avaliação: 5 * / 5 


"A vida era sempre melhor quando conseguíamos medir o afecto."
(Pag. 354)




É um livro que recomendo muito a sua leitura. Espero não ter partilhado demasiados pormenores de forma a pensarem que conhecem a história toda, porque teria muito mais por dizer, mas não quero de todo influenciar a leitura. Antes pelo contrário. É sobretudo um livro onde Michelle demonstra como ganhou voz ao longo dos anos, mesmo antes da maior viragem na sua vida e dos seus. 




Agora, após a leitura do seu livro, acho que estou preparada para preencher a sua edição de Diário para eu (e todos nós) encontrarmos a nossa própria voz. 


Espero que tenham gostado da opinião. Caso já tenham lido aproveitem para me disserem o que acharam do livro. 




Um beijinho e, até amanhã!

Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]