AUTORES PORTUGUESES QUE JÁ LI | SUGESTÕES




Olá, booklovers!

Hoje venho destacar alguns dos autores portugueses que já tive oportunidade de conhecer. E, posso dizer que… Até agora não desiludi-me com nenhum em especial. De um modo geral, gostei de os conhecer a todos. 






1) Autora: Ana Rita Correia

Natural de Santarém, nasceu a 13 de maio de 1993. Aos 14 anos descobriu que a leitura lhe proporcionava um escape para uma dimensão diferente, fazendo-a esquecer o que a rodeava. Fã incondicional de Nicholas Sparks, depressa decidiu que queria contar histórias. Queria escrever livros.
Dez anos depois, os cadernos de capa preta com as pequenas histórias que escrevia, deram lugar a livros impressos.
Continua a mesma leitora compulsiva, sobretudo para escapar ao stress do dia-a-dia da sua profissão como Designer de interiores e exteriores.

Li o seu primeiro livro há cerca de um ano atrás e, gostei muito da escrita simples, fluída e descontraída da Ana. 



A autora já lançou o seu segundo livro e, espero um dia ter oportunidade de ler. 


2) Autora: Cristina Ferreira

Nasceu a 9 de setembro de 1977, em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira. Dois dias depois, rumou à Malveira, onde ainda hoje vive. 
Tirou o curso de Ciências da Comunicação com o objetivo de ser jornalista. Estagiou na RTP, no programa Regiões, mas o entretinimento roubou-a ao jornalismo. 
Entrou para a TVI depois de um curso de apresentação de televisão coordenado por Emídio Rangel. Estreou-se como apresentadora nos diários do programa Big Brother. Seguiu-se o Diário da Manhã e o Você na TV!, programa líder de audiências que conduz há 12 anos ao lado de Manuel Luís Goucha. Uma Canção para Ti, A Tua Cara não Me é Estranha e Dança com as Estrelas são programas de prime time que também já apresentou. 
Na área da comunicação, tem ainda um blogue, o Daily Cristina, e uma revista em nome próprio, Cristina. Aos 39 anos, lança o seu livro biográfico "Sentir", onde diz ser o fechar de um ciclo. 
Em 2019, muda de estação de televisão (SIC) e, hoje lidera as manhãs no canal de Paço de Arcos. 



Além do seu livro biográfico "Sentir", Cristina Ferreira já lançou um livro de gastronomia e, também Como aprender inglês.  

Gostei muito do livro e, senti que conheci um pouco mais a apresentadora e, uma das mulheres mais aclamadas em Portugal. 


3) Autora: Elsa Fernandes

É licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Marketing Digital pela Business School de Madrid e pelo Instituto Português de Administração e Markerting (IPAM).
Enquanto jornalista trabalhou no jornal "Público", no semanário "Expresso" e no portal IOL. Dedicou-se depois ao marketing e comunicação digital, tendo-se especializado em escrita para a web e outros formatos digitais.
Foi, durante vários anos, responsável pelo marketing digital da Exponor - Feira Internacional do Porto e, desde 2013, atua como consultora nas áreas de marketing de conteúdos, web copywriting e redes sociais.
É formadora na Academia FLAG de Marketing Digital e oradora convidada em diversos eventos ligados ao marketing e comunicação. 

4) Autora: Helena Magalhães

Nasceu em Lisboa em 1985 e tem-se dedicado ao jornalismo e à escrita. Começou pela imprensa feminina, passou para o digital e encontrou o seu lugar na literatura. 
Em 2017 lançou o primeiro livro, Diz-lhe Que Não, uma sátira às relações modernas que se tornou um fenómeno nas redes sociais. 
O seu objetivo de vida? Colocar a geração digital a ler mais. Criou um Book Gang no Instagram para incentivar os portugueses a voltarem a apaixonar-se pelos livros. 
Freenlancer e storyteller, colabora para alguns jornais, cria histórias para marcas e emprensas e escreve no seu blogue. 

Blog da Escritora



Além deste livro, a autora também tem o título "Diz-lhe que não" lançado que, pretendo um dia ler. 


5) Autora: Joana Veríssimo



Nascida em 22 de julho de 1996 em Coimbra. Atualmente, vive em Mira. Licenciou-se em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo o jornalismo uma das suas grandes paixões. A maior de todas das suas paixões é, no entanto, a escrita, que serve-lhe de refúgio para as feridas causadas pela vida. Publicou o seu primeiro livro "Há Pesadelos Que Nos Fazem Acordar" em 2017, numa edição de autor e, a partir desse momento, percebeu com clareza que era este mundo que pretendia abraçar. 




Conheci o trabalho da Joana através do seu contato. E, gostei muito do que li.





6) Autor: João Tordo

Nasceu em Lisboa em 1975. Em 2009 venceu o Prémio Literário José Saramago, pelo romance "As três vidas", e em 2011 foi finalista do Prémio Portugal Telecom. Foi também finalista do Prémio de Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011, 2015) e do Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012, 2015, 2016), do Prémio P.E.N. Clube (2019), bem como da 6.ª edição do Prémio Literário Europeu.
Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina, México, Uruguai. 

Em 2018, a sua obra "Ensina-me a voar sobre os telhados" que se seguiu à "Trilogia dos lugares sem nome", foi um êxito da crítica e do público. 

"A mulher que correu atrás do vento" foi o seu décimo segundo romance. 





João Tordo, escritor de romances, lançou o seu primeiro thriller no final de 2019. Li-o num ápice após o seu lançamento e, adorei. Espero em breve ler mais títulos do autor. 



7) Autora: Lúcia Vicente

Nasceu em Outubro de 1979, à beira da Ria Formosa, em Faro, numa família cheia de mulheres. 

Foi a primeira desse núcleo a concluir uma licenciatura. Cedo se questionou sobre o papel da mulher na sociedade e por que razão os livros de História nunca mencionavam mulheres. Em 1995, criou, juntamente com um grupo de amigos, o colectivo feminista MUPI (Mulheres Unidas Pela Igualdade) e dedicou-se ao activismo feminista em adolescente. Em 1997, foge rumo a Lisboa, onde se licenciou em História e História Cultural e das Mentalidades na Faculdade de Ciências Sociais  e Humanas. Em 2007, ingressa no mestrado de Estudos de Género na mesma Faculdade, que nunca terminou por diferença ideológicas e de pensamentos históricos inultrapassáveis: teimava em olhar a História das Mulheres através dos olhos das mulheres e não pela lente dos Homens. Em 2018, publicou o seu primeiro livro feminista para crianças, "Portuguesas com M grandes " - os livros de princesas sempre lhe provocaram urticária. 

"Feminismo de A a Ser" é o seu segundo livro.
Gostei muito de ler sobre este tema, não só dedicado a nós mulheres mas a toda a gente. É um livro que - certamente - inspirou muitas mulheres e, deu "asas" à história do feminismo, do que já foi feito até então e, o que falta fazer em prol dos direitos humanos. Além disso, a autora já publicou mais livros infantis. 


8) Autora: Melissa de Aveiro

Natural da Ilha Terceira (Açores), Melissa de Aveiro Sousa da Conceição nasceu a 20 de julho de 1989. É licenciada em enfermagem. 
Nostálgica e sonhadora, por vezes melancólica… Diz que tem alma de artista. Escreve porque é essa a melhor forma que tem de se expressar e de se encontrar. As suas observações cotidianas são dramáticas e carregadas de poesia. Acredita que quem lê está sempre acompanhado. 
Desde cedo que se dedica à elaboração de contos e poesia, tendo ganho alguns concursos. 
Tem como primeiro romance "O Silêncio dos Corações", publicado em 2012, pela Chiado Editora. 
Publicou também um conto de Natal na Coletânea de Contos e Poemas "Lugares e palavras de Natal, 2013". 
Tem como segundo romance "Tempo de Voltar", publicado em 2015, pela Pastelaria Studios Editora. Em suma "A Casa do Lado" é o seu terceiro romance. 



9) Autor: Possidónio Cachapa

Escritor, argumentista, realizador português. Nasceu e cresceu em Évora, antes de partir para os Açores e daí seguir para outras paragens. Autor de diversos romances, contos e novelas, entre os quais se contam "Nylon da minha aldeia" (1997), adaptado ao cinema, "Materna Doçura" (1998), "Viagem ao coração dos pássaros" (1999), "Segura-te ao meu peito em chamas" (2003), "Rio da Glória" (2007), "O mundo branco do rapaz-coelho" (2009) e, "Eu sou a árvore" (2016), que marcou o seu regresso ao romance depois de nove anos sem publicar. A sua obra está traduzida em vários países, sendo objeto de teses universitárias internacionais e de adaptações a vários géneros artísticos. 

Entre outros filmes, realizou "Adeus à brisa", sobre a vida e obra de Urbano Tavares Rodrigues.





 Adorei conhecer a escrita cheia de humor, diferente e, especial ao mesmo tempo de Possidónio Cachapa. Foi um dos autores que mais gostei de conhecer no passado mês de dezembro. E, um autor que certamente quero ler mais trabalhos seus.


10) Autor: Raul Minh'Alma

Nasceu em 1992, é natural de Marco de Canaveses e formado em Engenharia Mecânica na FEUP. Começou a escrever poesia com dezassete anos e em 2011 lança o seu primeiro livro de poemas com o título Desculpe Mãe. Seguiram-se vários livros até conhecer, em 2016, com apenas vinte e quatro anos, o reconhecimento do público com o bestseller Larga Quem Não Te Agarra, um dos livros de ficção mais vendidos em Portugal, e que chegou ao Brasil em 2017. 

No mesmo ano, lançou Todos os Dias São para Sempre confirmando-o como um autor bestseller que conquistou o coração dos seus leitores. Lançou ainda Dá-me um dia para mudar a tua vida, em 2018.

Website do Escritor

 O inicio do autor foi na literatura lusófona, mas é no romance que tem lançado os seus livros. "Foi sem querer que te quis" o primeiro trabalho que li do autor e, gostei muito. O mesmo não posso dizer do seu mais recente lançamento "Ganhei uma vida quando te perdi".



Estes serão os autores portugueses que já li e, certamente, irei ler mais trabalhos seus. 

Já leram algum dos autores mencionados? 

Gostaram do que leram? 

Para quem ainda não conhecia todos ou alguns dos autores mencionados, espero que tenha dado sugestões de autores nacionais. 




Por aqui, continuamos com o #alldaysonapril em que terei de publicar posts todos os dias até ao final do mês de abril. Faz hoje um mês que antecipei o projeto (que teria como objetivo começar no dia 01 de abril e devido à pandemia decidi antecipar) e, estou a gostar muito do vosso carinho e adesão ao recorrerem todos os dias ao blog para lerem os artigos que tenho publicado. Obrigado! 


Um beijinho e, até amanhã! 

Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Já li Ana Rita Correia, João Tordo e Raul Minh'alma. Destaco o do João Tordo que achei espectacular.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Estou neste momento a começar um livro do autor e, ainda do pouco que li… Este livro promete!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá, Elisabete!
      Sim, é um dos autores que quero muito conhecer o modo de escrita :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Desses só li 2. Adorei o livro Possidonio Cachapa.
    Sugiro José Rodrigues, Carina Rosa, Célia Correia Loureiro, Carla M Soares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês!
      Sim, também gostei muito de Possidónio Cachapa. Célia C. Loureiro tenho na estante. E, quero muito ler José Rodrigues e Carla M. Soares. Quanto à Carina Rosa, não conheço, mas irei pesquisar.
      Um beijinho grande

      Eliminar
  4. Realmente não tenho por hábito ler autores portugueses 🤭 tenho de mudar isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, nós como portugueses, temos de mudar os nossos hábitos e dar oportunidade aos nossos!
      Deixo aqui algumas sugestões, mas claramente, existem muitos mais!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ótimas sugestões! Super úteis para quem procura um novo livro como eu eheh

    Um beijinho

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!
      Sim, sugestões para quem procura uma nova leitura, mas também um autor nacional :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]