A CASA DO LADO , MELISSA DE AVEIRO [REVIEW]




Olá, meus amores! 


Espero que se encontrem bem. 

Antes de mais, gostaria agradecer imenso à Melissa de ter-me cedido o livro para que tivesse o prazer de conhecer o seu trabalho e, após a leitura do mesmo dar a minha análise. Obrigada pela confiança e oportunidade!


A Melissa de Aveiro é "cá da minha terra" e, só por isso, merece o meu respeito e admiração. Não é fácil de todo sermos "grandes" numa terra tão pequena. Acredito cada vez mais que, muitas pessoas nem sabem que existe o arquipélago dos Açores e que, somos constituídos por 9 ilhas e, entre todas elas existem mar. Mar, gente! 




Mas é numa terra tão pequena que existem grandes talentos e, somos por vezes "engolidos" por aqueles que julgam-se cultos mas são na verdade uns grandes ignorantes. 


Bem… Tinha de "puxar a lanha à minha sardinha"! Dizer umas belas verdades! 

Regressando ao romance… A sua capa transmite-nos uma grande beldade e ao mesmo tempo um pouco de mistério. Onde será que… "A Casa do lado" nos leva? 


É o que vamos já conhecer… Antes de mais, apresento-vos o livro.






Ficha Técnica: 

Título Original : A Casa do Lado  
Escritora : Melissa de Aveiro  |  Editora : Chiado 
Género : Romance, Romance Juvenil  |  1.ª Edição em outubro em 2017
Número de páginas : 272  |  ISBN 978-989-52-0324-6
Lido em julho/2019



Sinopse: 




"Após um acontecimento familiar de grande importância, Marta, uma adolescente de dezassete anos, é obrigada a abandonar as suas "raízes".



Ao mudar de residência e, consequentemente, de escola, sente necessidade de criar novas amizades, enfrentando divergências que a colocarão à prova. Mas isso é o menos… À medida que os dias vão passando, depara-se com algo sinistro na casa do lado! Uma luz que pisca sem parar… E aquele rapaz alvo, peculiarmente belo que está sempre a desaparecer… Será que estará a alucinar? "


"(…) Porque ela não olhava para ele, ela via-o. E, no seu mais íntimo, sabia que ele escondia algo."



Sobre as Personagens & Narração… 

Relativamente à Marta, adorei conhecê-la ao longo de toda a história. Percebe-se que é uma miúda, talvez, um pouco revoltada devido à sua situação familiar e, toda a mudança que isso representou para uma jovem popular que, em tão pouco torna-se numa miúda comum. 





"Este livro poderia ser apenas o relato da vida de uma adolescente banal, mas Marta não tem nada de banal! Esta história é muito mais que isso… É uma lição de amor verdadeiro, amizade e perseverança, que vai arrebatar o coração do leitor até à última página, de uma maneira surpreendente e inesperada."


Ainda em relação às personagens gostaria que as mesmas fossem mais aprofundadas e com maior detalhe. Por esse facto, talvez, impediu-me de viver a história desde a primeira página. Mas é só apenas uma observação pessoal, pois quando leio um livro é através da descrição de personagens, cenários, que dá-me a oportunidade de entrar verdadeiramente na história e "vivê-la". 

Claro que, gostei de alguns fatores, como a letra e a margem bem legível. Aprecio imenso esses detalhes, pois ajuda a tornar a leitura mais leve. E, a capa está espetacular, claro!  :)


 

Outro ponto muito positivo para mim foi a mensagem que foi passada. Ou seja, por vezes o receio ou cautela das pessoas impede-as de viver com intensidade os momentos. 

"Julgam-se imortais!"

 
Acabamos muitas vezes por admitir que temos sempre um amanhã para viver, enquanto o "hoje", é o dia ! As pessoas banalizam, simultaneamente, a oportunidade que lhes é dada dia após dia para serem felizes.


Amanhã pode ser tarde demais!

 
 É esta a mensagem que Marta vive junto de Luan e, tenta, de certo modo, passar a todos os leitores que têm a oportunidade de ler A Casa do lado.





Avaliação: 3,5 / 5


Conforme disse, não foi de todo um livro que prendeu-me da primeira página. Prendi-me talvez a partir do meio do livro e aí conseguiu-me prender e aproveitar as restantes páginas.


"É necessário dar uma oportunidade às coisas para sabermos realmente o que podemos sentir."


 
 Contudo, recomendo o livro da Melissa, não só a quem tem curiosidade de conhecer o seu trabalho, como todos os apreciadores de romance. É uma história bonita e muito genuína. 


"Algumas pessoas exibem a sua beleza porque querem que o mundo as veja, outras escondem-na porque querem que o mundo as veja para além disso."


 



Apesar de tudo, acho que, o livro pode conter uma continuação muito interessante e um pouco mais dinâmica. 

Este livro foi lido para o desafio do Book Bingo na categoria de "Um livro que se leia num dia". 

Por hoje é tudo. Uma vez mais, obrigada à Melissa pela cedência do livro. 


Já leram A Casa do Lado? Gostariam de lê-lo? 


Caso tenham curiosidade, saiu há uns dias uma entrevista no blog da Beatriz (Entrelinhas) que dei e podem vê-la aqui.

Não se esqueçam de seguir, subscrever o blog. O vosso contributo é sempre muito importante. Podem aproveitar a caixa dos comentários para pronunciarem-se desse lado. 

Já sabem que estarei de volta amanhã :) Agosto está a terminar e, os artigos todos os dias  também. Mas, conto convosco, como sempre :) 


Até amanhã, 



Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Esse livro pela resenha que tu fez me lembrou muito o tipo de enredo que eu era apaixonada por ler quando mais nova no estilo de livros como Fallen, por exemplo. Parece uma leitura boa e rápida, uma pena que não aprofunde os personagens pq também leio através de descrições assim como vc.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Pois… Mas todo o crescimento é feito através da experiência e, acredito que num próximo livro da escritora já iremos notar isso e irá ser tão bom ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa com o livro, acho que iria adorar o enredo. Tenho que ler!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]