UMA MULHER EM FUGA, LESLEY PEARSE [REVIEW]



Olá a todos!

Hoje trago-vos mais uma crítica literária sobre uma das mais conhecidas escritoras de romances de época: Lesley Pearse.

Resumidamente… Foi bem nos finais de maio que peguei num novo livro para ler. Sim, não foi de todo a minha primeira escolha para o próximo livro a explorar a história. Até porque estava numa de conhecer novos escritores e, anteriormente, já tinha lido e conhecido o trabalho da Lesley.




Peguei no livro por 2 motivos. Primeiro, porque faz parte do plano literário do Blog (Podes conhecer o Plano Literário do Blog Tudo Sob Linhas aqui ) ou seja, era um dos últimos e destinados para dezembro, mas felizmente, estou bem adiantada nele. O segundo livro era mais para descansar um pouco a mente e conseguir ler um  livro com calma… Sim, a calma nem sempre acompanha-me com uma nova história e intruso… Estou sempre curiosa para virar mais uma página… E depois outra… Enfim…


Uma Mulher em Fuga cheira-me a uma pessoa que tem de fugir por variadas razões e, talvez um pouco de desilusão no meio onde vive ou do meio familiar. Mas, será este o rumo da história? 



"Em perigo e sem proteção. Até quando pode Rosie fugir?"


Vamos conhecer um pouco mais? 




"(…) Não poderemos pensar no futuro enquanto não aceitarmos o passado."


Ficha Técnica:
Título original: Rosie | Título Português: Uma Mulher em Fuga
Escritora: Lesley Pearse | Editora: Edições Asa
Género: Romance  | 1.ª edição em julho de 2017
Número de páginas: 656  | ISBN 978-989-23-3940-5
Lido em junho de 2019


Sinopse:

 
"Somerset, 1945
Sob o olhar negligente do pai, Rosie definha na quinta onde vive. Sujeita aos maus-tratos dos meios-irmãos, Seth e Norman, e sem uma mãe para a proteger (há muito que desapareceu), a sua vida é dura e solitária. Mas no dia em que a chega a governanta, Heather Farley, tudo parece mudar.
Heather depressa se torna uma amiga… e até uma mãe…
Mas a alegria revela-se passageira, pois Heather desaparece misteriosamente, deixando para trás o filho, Alan, e frustrando todas as esperanças de Rosie num futuro melhor. Mas só quando o irmão de Heather, Thomas aparece na quinta é que Rosie descobre a terrível verdade sobre a sua própria família… e finalmente ganha coragem para fugir. Mas o mundo que a espera lá fora, infelizmente, não é menos cruel. De Bristol ao Sussex, do Sussex a Londres - Rosie tudo faz para dar um novo rumo à sua vida.
Mas será ela capaz de escapar à fúria vingativa de Seth? "




"Não havia dignidade nem glória num fim (…), a sobrevivência era tudo o que evitar problemas não era cobardia, mas bom senso."


Sobre as personagens: 


Rosie é uma menina/mulher inteligente e muito bonita. Quer por dentro ou por fora. A sua beleza era notada a léguas. Pode-se dizer que, ficou órfã com a família a fugir-lhe entre os "dedos, mas mesmo assim Rosie nunca desistiu de lugar e para provar o seu verdadeiro valor nem de lutar pelos seus objetivos e sonhos. Nunca deixou que ninguém interferisse nos seus pensamentos e ideais e, muito menos deixou-se influenciar. 


Donald é um doente "simplório", mas "falso". Digo "falso" porque quem leu ou irá ler a história compreende com certeza. Pois, como sempre digo, nunca se julga um livro pela capa. E, deixo também a seguinte deixa : Nunca se deve subestimar a força de um homem doente mas com tanto carinho, amizade e amor por nós. 




Mr. e Mrs. Cook (Frank e Norah) sempre conseguiram ver quem merecia reconhecimento por quem fazia-lhes bem a si ou aos seus.  


Thomas era um homem fascinante, inteligente, sensível, generoso e uma excelente companhia. Além de soldado do exército e ter ficado a sentir-se menos "homem" devido à perca de membro inferior, acaba-se por afastar das mulheres e, também dos seus sonhos. Contudo, encontra a sua inspiração e força e, torna-se num grande Homem realizando todos os seus planos delineados há muito tempo. 




"A verdade é que a vida estava cheia de ironia e poucas pessoas tinham o que mereciam, ou necessitavam."


Sobre a narração:

"Lesley Pearse, autora tão querida dos leitores portugueses, volta a encantar-nos com esta história dilacerante sobre a família e os segredos medonhos que pode esconder…"


Quem já leu Lesley Pearse sabe como a escritora consegue emocionar os seus leitores com a sua escrita tão pormenorizada (a nível de cenários, personagens, por exemplo) que ajuda-nos a encontrar no cenário da ação e, parecemos entrar num "filme". 


Confesso que o início não foi muito fácil. Aliás sempre que tinha tempo para ler afastava-me sempre um pouco porque já estava a espera que mais ou menos página iria-me emocionar e deixar levar pela história e a mensagem que ela deixa é sempre tão… Inspiradora! Mas ao longo das páginas, a história prende-te com a sua força e, depois não queremos que… Acabe!




Mais ou menos a meio do livro disse: "Quase de certeza que a Rosie não fica com o rapaz que conheceu e julga ser o homem da sua vida." Como tinha razão que, Rosie não estaria a ir no caminho certo, pois o carinho de amigos seus era palpável para entrar uma pessoa do nada na vida dela e tentar destruir os seus pensamentos e sonhos. 


O livro dá-nos imensas "chapadas de luva branca", ou se preferirem "grandes mensagens", ou diria até "abre-olhos", porque foi grandioso! 


Rosie é um nome cheio de força, garra, inteligência, beleza e, a escritora consegue colocar todos esses adjetivos na personagem. E admiro tanto que, a Lesley tenha escolhido uma personagem feminina e colocado toda aquele domínio em Rosie. Fantástico!





"Casamento é partilhar uma vida com outra pessoa porque não podes viver sem ela. É alegria e trabalharem juntos para alcançarem os mesmos sonhos. É verdade que há altos e baixos; poucas pessoas têm um casamento sem problemas. Mas ambos têm de partir no mesmo caminho, com o mesmo objetivo em mente."

Grande citação e reflexão que deixo-vos. 

Não vou deixar muitos spoilers porque o segredo está mesmo em pegar em Uma Mulher em Fuga de Lesley Pearse e, simplesmente, prender-se. 


Acho que…Este será um dos livros que encontra-se por algum tempo no meu pensamento e irei ainda daqui a uns belos anos falar dele. 

Ainda no final do livro encontra-se umas palavras do livro Duas Mulheres, Dois Destinos da Lesley. Mas acho que vou agora descansar de emoções e tentar relaxar! Digo isto e, amanhã já pego noutro que sei que vou lacrimejar novamente…



Avaliação : 5 * / 5

Desta escritora já li também o Segue o Coração, Não Olhes para Trás e, a Review já encontra-se aqui no blog. Pode ler a crítica aqui.


Bem… Espero que tenham gostado. E vocês? 

Já leram algum livro da Lesley Pearse?
Têm curiosidade ou gostam de ler romances de época?

Como sempre gosto de ouvir da vossa parte e é muito importante o vosso comentário :) 

Estamos a terminar esta maratona diária com o movimento #alldaysonaugust e, espero que já começam a sentir saudades. Assim como eu. (Risos)

É um Até Já?


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Ola ola. Adoro esta autora mas nao li nem tenho este livro. Fiquei muito curiosa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Acreditem que vale muito a pena :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca li, mas depois da tua avaliação fiquei com vontade de o fazer :))

    MY SUPER SWEET TWENTY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Vale muito a pena ler Lesley Pearse ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Sou uma leitura assídua desta autora e a escolha é sempre difícil quando toca a um novo livro dela; apesar disso é sempre uma escolha segura pois é impossível que o resultado seja desilusão.
    Vou agora iniciar este livro mas terminei de ler o último dela: Segredos! Recomendo, recomendo, recomendo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]