SEGUE O CORAÇÃO, NÃO OLHES PARA TRÁS | LESLEY PEARSE
Olá, queridos!
Espero que estejam bem apesar deste sol insistir em querer queimar-nos as pestanas (Hehehe)
Hoje partilho convosco uma opinião de um livro que estava muito ansiosa para vos falar dele.
"Segue o Coração, Não olhes para trás"
Este foi o (meu) título de estreia da Lesley Pearse. E também de ler um livro "camalhaço" (hehehe). Não só é extenso no seu número de páginas, mas também, muito intenso a nível de emoções. Pois a escritora "insiste" em colocar cada passo com muito detalhe e o seu jeito de escrita próprio. Deste modo prende o leitor com a sua escrita delicada e, o modo como emociona com cada palavra, frase, capítulo de forma a que, seja revivido como se tivéssemos no próprio cenário da ação.
"Nunca olhes para trás" é o conselho dado pelo pai de Matilda. E, ela "Segue o coração". Segue o seu instinto genuíno e, a voz do seu coração.
A mudança da sua vida e a grande sorte foi - essencialmente - sempre olhar pelos outros mesmo quando colocava a sua vida em risco.
"Já não era a rapariga entusiasmada de olhos arregalados, que se apaixonara pela sua exuberância honesta, insolente e arrojada. (…) Haviam sido transformadas pelas circunstâncias, pela ambição, pela ganância e por homens poderosos. No entanto, essa honestidade que tanto amara ainda estava presente…"
Esta mulher sobrevive à morte da sua única legítima filha. Todos os que "adotou" tratou-os sempre como sendo seus filhos, como se tivessem vindo do seu próprio ventre. Dando assim de comer, preocupou com a educação deles e, ainda foi empresária para criar boas oportunidades de trabalho a mulheres e homens.
Matilda, com a sua determinação e coragem, sempre lutou pela sua independência. Naqueles tempos, a mulher cuidava da casa e dos filhos e, nunca era reconhecida por mais bem que fizesse. A mulher era praticamente escrava do marido. E Matty era testemunha de que, a Mulher devia ser valorizava pelas suas ações e aprendeu a não dar ouvidos às vozes alheias.
Nunca baixou os "braços" com cada adversidade e perda que a vida lhe deu.
"Uma das poucas vantagens da velhice era a liberdade de trazer e dizer exatamente o que lhe apetecia, incluindo falar sozinha."
"Acho que prefiro a paixão à riqueza."
Matilda perdeu tantas vezes; Sempre desejou fazer diferença na vida das pessoas e, nunca foi pessoa de deixar passar uma oportunidade.
Quanto ao Livro…
Ficha Técnica:
Título Original: Never Look Back |
Título em Português: Segue o Coração - Não olhes para trás
Escritora: Lesley Pearse | Editora: Edições Asa
Género: Romance | 1ª edição em novembro de 2010
Número de páginas: 774 | ISBN : 978-989-23-1058-9
Lido em: março/abril, 2019
Sinopse:
"Londres, 1842. Bastará uma boa acção para levar Matilda Jennings das ruelas lamacentas de Londres rumo às cintilantes luzes da América…
Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dávidas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos. A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…"
Uma saga épica de amor, morte, lágrimas e alegria, da autora de Nunca me esqueças.
"Um romance épico com personagens inesquecíveis" - Daily Mail
Este foi um livro que particularmente mexeu-me um pouco… É uma história cheia de graça e exemplo de uma Mulher que nunca desistiu após cada "cambalhota".
Avaliação: 5/5
Esta foi a minha estreia da Lesley e, espero em breve, puder ler e emocionar-me "junto" da escritora novamente. E já estou a pensar… Qual vai ser o próximo? Hehehe
Hoje ficamos por aqui. Espero que tenham gostado da sugestão.
Aguardo-vos aqui… Amanhã! Sim, amanhã, porque este mês de agosto teremos aqui artigos no blog todos os dias. Ando há algum tempo a prometer-vos opiniões de alguns livros que, até pensar nesta estratégia, não conseguia chegar ao final do mês e, ainda com algumas Reviews em "atraso".
Por isso… Até amanhã,
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)
Desta autora só li o Nunca me Esqueças. Embora tenha mais titulos dela na estante :)
ResponderEliminarOlá, queridos!
EliminarEu entretanto, já mais um dela e tenho mais uns 3 na estante à "espera"!
Estou muito curiosa para ler mais ainda hehehe
Beijinho
Muito obrigada pela tua partilha! É uma das minhas autoras preferidas e tenho imensos livros dela. Já li esse livro e é fantástico, adorei.
ResponderEliminarRecomendo que leias mais livros dela, valem a pena!
Um grande beijinho,
https://whaaatifni.blogspot.com
Olá, Nídia!
EliminarJá li mais um dela e, tenho mais uns 3 na estante!
Tenho mesmo que ler. :)
Beijinho
Um dos meus livros preferidos sem dúvida! Amei!
ResponderEliminarOlá, Catarina!
EliminarJá li este e um outro título (que irei publicar a opinião em breve) e, adorei os dois :)
Beijinho
Juro que quando lia a sua resenha, pensei "Nossa, me lembrou a história do livro Belle, onde uma mulher comeu o pão que o diabo amassou mas se manteve forte" aí quando fui ver, é da mesma autora. kkk Pelo visto, ela gosta de fazer as suas personagens sofrerem porém todas se mantém de pé e firmes, e isso é incrível. Gostei muito de Belle, que também é enorme, por sinal, então vou dar uma chance a esse também.
ResponderEliminarAbraço,
Larissa | Parágrafo Cult
Olá, Larissa!
EliminarNão conheço a Belle. Quer dizer, conheço algumas de alguns livros. Qual é a personagem que você fala?
Mas digo-lhe… Vale muito a pena dar uma oportunidade a Lesley Pearse :)
Beijinho