O GESTOR 80/20 , RICHARD KOCH [OPINIÃO]




Olá a todos!

Tudo bem convosco?

Hoje partilho convosco uma opinião de um livro mais técnico, digamos. Como já partilhei algumas vezes convosco, sou gestora. Além de ser formada noutra área (Multimédia e Audiovisuais), esta pode ser uma prova clara que nem sempre seguimos ou temos a verdadeira paixão de ter como profissão a área na qual andamos anos e anos a estudar e a dar o melhor de nós.



Contudo, como podem perceber, sou uma empenhada e naturalmente motivada pelo meu instinto. E, sim… Por vezes, procuro respostas às questões que faço na minha mente, tipo : "Como posso ser melhor?" ou "Como posso organizar-me ou desenvolver melhor o meu trabalho?" são bons exemplos. Para tal… Sou uma pessoa que não consigo estar muito tempo na ignorância ou ser meramente subestimada e vou, diariamente, procurando respostas.
Com isso… Tentei ir à procura de um caminho através de Richard Koch um dos gestores e investigadores com mais sucesso no mundo. Qual o intuito? Aprender e ser melhor no amanhã.  


" 80% dos resultados que obtemos provém de 20% dos nossos esforços".

 
"Torne-se um gestor de topo: Descubra como alcançar grandes resultados, com menos esforço."

 
Tudo boas questões nas quais queremos obter resposta. Certo?


Vamos conhecer um pouco mais?
 
 

Ficha Técnica:
Título Original: The 80/20 Manager | Título Português: O Gestor 80/20
Escritor: Richard Koch | Editora: 20|20 Editora
Género: Gestão e organização | 1ª. edição em agosto de 2014
Número de páginas: 256 | ISBN 978-989-668-257-6
Lido em maio-julho/2019



Sinopse:

"Uma das grandes aspirações de qualquer gestor ou empresário é simplificar o seu trabalho e o da sua equipa. Mas como otimizar tempo e recursos quando os líderes se sentem esgotados e assoberbados?

O Gestor 80/20 é a solução para uma liderança eficaz, a arma secreta e o guia prático fundamental para empresários, empreendedores e líderes.

Com base na sua experiência como empresário e investidor de sucesso, e aplicando o Princípio 80/20 á gestão empresarial, Richard Koch apresenta 10 caminhos para fazer nascer Gestores 80/20: líderes de topo, eficazes, que não perdem tempo com burocracias nem trivialidades, mas antes se focam nas questões essenciais que trazem valor acrescentado às suas empresas - os 20% que realmente importam."



"Sabia que…
  • 80% dos lucros de uma empresa resultam de 20% dos produtos e dos clientes?
  • 80% do êxito das empresas é determinado por 20% das suas atividades?
  • 80% dos resultados provêm de 20% das ideias? "




"Trabalhe menos e, em menos horas, alcance resultados extraordinários. Aprenda a simplificar os processos e saiba como rentabilizar o seu tempo. Seja o melhor!"


Como? A sério? Está a brincar?


 
 
Além destas preciosas frases que podem fazer parte de um bom gestor acho que, as mesmas adequam-se a um bom Ser Humano no seu dia-a-dia.
 
 
O livro é interessante nos conselhos que dá a um potencial ou atual gestor. Incentiva-nos a utilizar a profissão/Cargo de uma forma bem mais descontraída e sem estar constantemente a ouvir o coração bater por trabalho.

 
Alerta-nos de que, provavelmente, os nossos potenciais clientes estão em lugares ou locais onde podemos nem acreditar.



Faz-nos acreditar que, a gestão de laços com que criamos com os nossos colegas têm dois contextos : O lado profissional (quando estamos a sério) e, o lado emocional, ou seja, a parte emocional e aptidão para ouvir o lado b da pessoa que partilha a mesma secretária ou local connosco.

 
Com vários exemplos pessoais do escritor, leva-nos a pensar em diversas vertentes não só na angariação de clientes mas também em características de um bom gestor dever-se a um chefe minimamente razoável. Ou seja, para seres um bom gestor, provavelmente, muito do que aprendeste na empresa deve-se a um bom chefe. Mas por outro lado um gestor procura conhecer e buscar sabedoria através de carácter próprio. Ou seja, investir em si.



"Desenvolva um conhecimento básico sobre o caráter humano ou irá falhar. (…) Quando alguém se interessa por nós, nós prosperamos."


Acho que o Richard quis dizer e, consoante o capítulo é que, um bom gestor tem de saber motivar. Além da motivação faz parte do conjunto ser um bom mentor. Partilhar a sua sabedoria esperando em troca receber conhecimentos novos, porque tudo faz parte de um círculo.


"Toda a gente deseja que os outros lhes prestem atenção, a si e ao seu trabalho. Não interessa a idade que tenha, o quão desinteressante ou repetitivo é o nosso trabalho ou o nosso nível de habilitações, todos queremos que se interessem por nós e pelo nosso trabalho. Porém, tragicamente, e apesar de todos desejarmos isto, a maior parte das pessoas não é alvo de cuidado e apoio genuínos. E isto é ainda antes de nos atrevermos a interessarmo-nos pelo desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa."

 
Penso que é escusado comentar. Aliás, o Richard ao longo do seu livro consegue tocar em várias feridas, se que me faço entender.

 
 Se tivesse que atribuir uma palavra a este livro diria: Inspirador!


Gostei muito da leitura do livro e, ao longo dos meses em que o li, consegui aproveitar ao máximo, no que diz respeito na compreensão de vários comportamentos enquanto profissional, mas também de todos os colegas de profissão.


Recomendo a leitura de Gestor 80/20 a todos os profissionais na área e a todos os leitores que tenham curiosidade. É sem dúvida um guia que levarei comigo e, quando precisar de uma nova abordagem, irei consultá-lo.


Avaliação: 5 * / 5

Espero que tenham gostado do bocadinho de hoje. O importante é ter noção de que, o conhecimento não ocupa tempo nem espaço. E o artigo de hoje é a prova disso.
 
Amanhã temos novo artigo. Conto convosco?

Até já,


 

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Olá!

    Livro bastante interessante, com muita informação bastante útil.

    Na minha empresa fazia bastante a falta a chefes que nem mandar sabem e aos patrões que nem hulmides sabem ser. Pensava eu que a escravidão terminara a muito, mas enganei-me.

    Penso que esse livro deveria ser lido principalmente pelos patrões e chefias.
    Por vezes esquecem, se não houver colaboradores a empresa não anda. Os colaboradores são como uma máquina se os carretes não tiver bem oleados, há maior probabilidade de avariar.

    Beijos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Concordo com tudo o que dizem. Realmente, um bom chefe ou "patrão" (como os bons portugueses dizem) tem de ser mais do que o "manda-chuva" da empresa.
      Têm de ter uma boa personalidade, humildade, respeito pelo colaborador e, sobretudo… Cooperar connosco no nosso trabalho, quase como um … Colega! Digo eu, claro.
      Hoje em dia, saber mandar muitos até o podem pensar que têm o dom. Mas muitos, realmente, sabem que se o "recurso humano" falhar, o prejuízo é de todos, não apenas de um. E, é o sentido de equipa que por muitas vezes, falha. Quando isso é posto em causa, acho que, todos acabam por fazer "aquilo" por obrigação e, não - propriamente - por gosto. Fazem pelos cifrões que podemos representar.
      E... Podia continuar aqui a noite toda …!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sem dúvidas, era conversa para a noite toda.

      Boa continuação.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]