101 ERROS DE PORTUGUÊS QUE ACABAM COM A SUA CREDIBILIDADE , ELSA FERNANDES [OPINIÃO]




Olá a todos, 

Espero que esteja tudo convosco.

Hoje trago-vos uma Review de um livro que penso ser importante para nós. 

Quando adquiri o livro 101 Erros de Português que acabam com a sua Credibilidade foi no sentido, obviamente de melhorar o meu modo de escrita e comunicação.

Nos tempos de estudante, os meus professores de português diziam-me sempre : "Ana, tu tens um modo de escrita típica de português brasileiro. Não é que esteja totalmente errado mas, … Melhora lá isso."

Claro que, hoje, com o blog e, com uma área profissional na qual estou, constantemente, a necessitar da escrita decido comprar o livro para tentar ajudar-me a "limar" algumas "arestas".


Será que estes meus objetivos foram cumpridos? 

Hmm… Vamos conhecer um pouco mais?



Ficha Técnica:
 
Título Original: 101 Erros de Português que acabam com a sua Credibilidade
Escritora: Elsa Fernandes | Editora: Verso da Kapa
Género: Ciências Sociais e Humanas; Jornalismo e Comunicação.
1ª edição em maio de 2017 | Número de páginas: 136
ISBN 978-989-8816-59-7
Lido em maio/2019


 

Sinopse:

"Hoje em dia escrevemos mais do que nunca. O email é uma ferramenta de trabalho fundamental, enviamos mensagens por telemóvel todos os dias, publicamos e comentamos as conversas de amigos e desconhecidos nas redes sociais. Para tudo isto, usamos palavras e a forma como as escrevemos tem um impacto fundamental na nossa credibilidade.

Neste livro, Elsa Fernandes, jornalista e especialista em escrita para a web, apresenta de forma simples e clara, 101 erros (e dúvidas) de português muito comuns em contexto profissional e ajuda-o a evitá-los recorrendo a exemplos práticos, pequenos truques e processos fáceis de memorizar. Pensado, sobretudo, para marketers, copywriters, bloggers, jornalistas, gestores de conteúdos e de redes sociais, é também muito útil para todos os que se preocupam em saber escrever corretamente."





Um dos maiores erros que estava a cometer era, por exemplo, com o novo ortográfico com a palavra contactos (Sim, eu já tinha retirado o c há séculos). Pelos vistos, esta foi uma palavra que não sofreu alteração.

Outra coisa era por exemplo nas datas. Em documentos formais, nas datas, utilizaria sempre um de junho de dois mil e catorze , pelo que, esta não é o método correto para o escrever, mas sim: 01 de junho de 2014. Ainda dentro da seção das datas utilizaria sempre para exemplificar um data, por exemplo: 01.06.2014. O correto, segundo a Norma Portuguesa 2680, de 1993, é colocar o ano primeiro, mês e, dia, como: 2014.06.01.  A forma como a colocamos, seja traço, ponto ou hífen é indiferente. 






É um livro que, como disse, serve para retirar algumas dúvidas habituais, mas não é um must! Se é que faço-me entender! 


Por este motivo a minha classificação é de 3* / 5.

Claro que, esta obra da jornalista Elsa Fernandes servirá como um guia e para retirar prováveis dúvidas que tenha, mas … Acho que faltou qualquer coisa e, após terminado o livro não sei muito bem explicar! 
Do vosso lado… Já tentaram retirar algumas das dúvidas em manuais? Alguma sugestão que possa-me dar? Agradecia :)



Por hoje é tudo! Já sabem que… Temos artigo amanhã. 


Contudo se só chegou agora, pode visualizar os artigos anteriores e, subscrever o blog para ficar a par das novidades. 

Até amanhã,
 

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Muito interessante esse livro para nos ensinar a escrever. Quando leio blogues o erro que mais encontro é À em vez de Há. Vejo este erro imensas vezes, mas há muitos outros.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Exato! Acho que a língua portuguesa é difícil e, portanto, poucos a sabem utilizar corretamente.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Catarina!

    Os Piruças por norma escrevemos pouco o novo acordo ortográfico, para nós há certas palavras que não faz sentido como o fato/facto e entre outras que não recordamos.

    Utilizamos por vezes o Google para consultar a forma como escrever ou mesmo a palavra. Há certas palavras que esquecemos como se escreve.

    Beijinhos e boa continuação.
    Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Como concordo convosco. Por vezes é hilariante!
      Beijinho grande :*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]