101 ERROS DE PORTUGUÊS QUE ACABAM COM A SUA CREDIBILIDADE , ELSA FERNANDES [OPINIÃO]
Olá a todos,
Espero que esteja tudo convosco.
Hoje trago-vos uma Review de um livro que penso ser importante para nós.
Quando adquiri o livro 101 Erros de Português que acabam com a sua Credibilidade foi no sentido, obviamente de melhorar o meu modo de escrita e comunicação.
Nos tempos de estudante, os meus professores de português diziam-me sempre : "Ana, tu tens um modo de escrita típica de português brasileiro. Não é que esteja totalmente errado mas, … Melhora lá isso."
Claro que, hoje, com o blog e, com uma área profissional na qual estou, constantemente, a necessitar da escrita decido comprar o livro para tentar ajudar-me a "limar" algumas "arestas".
Será que estes meus objetivos foram cumpridos?
Hmm… Vamos conhecer um pouco mais?
Ficha Técnica:
Título Original: 101 Erros de Português que acabam com a sua Credibilidade
Escritora: Elsa Fernandes | Editora: Verso da Kapa
Género: Ciências Sociais e Humanas; Jornalismo e Comunicação.
1ª edição em maio de 2017 | Número de páginas: 136
ISBN 978-989-8816-59-7
Lido em maio/2019
Sinopse:
"Hoje em dia escrevemos mais do que nunca. O email é uma ferramenta de trabalho fundamental, enviamos mensagens por telemóvel todos os dias, publicamos e comentamos as conversas de amigos e desconhecidos nas redes sociais. Para tudo isto, usamos palavras e a forma como as escrevemos tem um impacto fundamental na nossa credibilidade.
Neste livro, Elsa Fernandes, jornalista e especialista em escrita para a web, apresenta de forma simples e clara, 101 erros (e dúvidas) de português muito comuns em contexto profissional e ajuda-o a evitá-los recorrendo a exemplos práticos, pequenos truques e processos fáceis de memorizar. Pensado, sobretudo, para marketers, copywriters, bloggers, jornalistas, gestores de conteúdos e de redes sociais, é também muito útil para todos os que se preocupam em saber escrever corretamente."
Outra coisa era por exemplo nas datas. Em documentos formais, nas datas, utilizaria sempre um de junho de dois mil e catorze , pelo que, esta não é o método correto para o escrever, mas sim: 01 de junho de 2014. Ainda dentro da seção das datas utilizaria sempre para exemplificar um data, por exemplo: 01.06.2014. O correto, segundo a Norma Portuguesa 2680, de 1993, é colocar o ano primeiro, mês e, dia, como: 2014.06.01. A forma como a colocamos, seja traço, ponto ou hífen é indiferente.
É um livro que, como disse, serve para retirar algumas dúvidas habituais, mas não é um must! Se é que faço-me entender!
Por este motivo a minha classificação é de 3* / 5.
Claro que, esta obra da jornalista Elsa Fernandes servirá como um guia e para retirar prováveis dúvidas que tenha, mas … Acho que faltou qualquer coisa e, após terminado o livro não sei muito bem explicar!
Do vosso lado… Já tentaram retirar algumas das dúvidas em manuais? Alguma sugestão que possa-me dar? Agradecia :)
Por hoje é tudo! Já sabem que… Temos artigo amanhã.
Contudo se só chegou agora, pode visualizar os artigos anteriores e, subscrever o blog para ficar a par das novidades.
Até amanhã,
Contudo se só chegou agora, pode visualizar os artigos anteriores e, subscrever o blog para ficar a par das novidades.
Até amanhã,
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)
Muito interessante esse livro para nos ensinar a escrever. Quando leio blogues o erro que mais encontro é À em vez de Há. Vejo este erro imensas vezes, mas há muitos outros.
ResponderEliminarBeijinhos!
Olá, Ana!
EliminarExato! Acho que a língua portuguesa é difícil e, portanto, poucos a sabem utilizar corretamente.
Beijinhos
Olá Catarina!
ResponderEliminarOs Piruças por norma escrevemos pouco o novo acordo ortográfico, para nós há certas palavras que não faz sentido como o fato/facto e entre outras que não recordamos.
Utilizamos por vezes o Google para consultar a forma como escrever ou mesmo a palavra. Há certas palavras que esquecemos como se escreve.
Beijinhos e boa continuação.
Os Piruças
Olá, queridos!
EliminarComo concordo convosco. Por vezes é hilariante!
Beijinho grande :*