A RAPARIGA QUE ROUBAVA LIVROS, MARKUS ZUSAK [REVIEW]




Olá a todos! 

Tudo bem convosco? 

Após ter visualizado algumas opiniões sobre o livro/filme com vários colegas fiquei um tanto assustada e curiosa. Assustada no sentido de vários leitores não terem conseguido nem a metade do livro. Por outra parte, estava curiosa pelos feedbacks positivos que, tinham adorado e era o "melhor livro de sempre". 

Contudo, para levantar a minha motivação em ler o livro, vi o filme em primeiro lugar para ter as personagens e um pouco do cenário na mente. 



Se não teve oportunidade de visualizar o artigo de opinião sobre o filme, pode lê-lo aqui . 


 

Mas, nem tudo é como nos filmes, certo?  

Como o título diz, A Rapariga Que Roubava Livros é uma menina em que - praticamente - aprendeu com a vida e com as suas experiências. Neste sentido, até consigo idealizar e ter um dejá vú com essa caracterização. Toda a narração passa-se na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. E, adivinham lá… O narrador é a Morte!

Não assustemos! Vamos conhecer um pouco mais?



Ficha Técnica: 
 
Título Original: The book thief | Título Português: A Rapariga Que Roubava Livros
Escritor: Markus Zusak | Editora: Editorial Presença |
Género: Romance, Ficção história, drama | 1.ª edição em lisboa, fevereiro, 2008
Número de páginas: 468 | ISBN: 978-972-23-3907-0
Lido em maio/2019



Sinopse: 
"Esta história decorre em Molching, um pequeno subúrbio de Munique, em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial. Na Rua Himmel, vive-se um dia a dia difícil, a escassez de tudo o que é necessário à vida instala-se e os bombardeamentos são cada vez mais frequentes. Mesmo assim ainda há quem não tenha perdido a capacidade de sonhar. A Morte, a narradora omnipresente, cansada de recolher almas, observa com compaixão e fascínio a estranha natureza dos humanos. Através do seu olhar intemporal, seguimos a história da pequena Liesel e dos seus pais adotivos: Hans, o pintor acordeonista, e Rosa, a mulher cujo rosto revela demasiada dureza. Mas há também o pequeno Rudy, cujo herói é o atleta negro Jesse Owens e Max, um desconhecido que um dia veio viver na cave da família Hubermann. Max escreveu e ilustrou livros sobre as páginas pintadas de branco de Mein Kampf para os oferecer a Liesel, a rapariga que não resistia a roubá-los e que encontrava neles a força para continuar a viver. "




"Esta história luminosa e deslumbrante, que permanece na memória de todos os que a leem, foi adaptada ao grande ecrã, num filme com o mesmo título, rodado em Berlim pela Twentieth Century Fox, realizado por Brian Percival - galardoado com um Emmy pela realização de episódios da série Downton Abbey - e conta com a participação dos atores Geoffrey Rush e Emily Watson."

 


Sobre as personagens… 


Liesel é uma miúda ingénua mas ao mesmo tempo curiosa e inteligente. Aprende tudo o que sabe à sua "custa". É uma menina que, apesar da época nazista - guerra, peste e, mortes à sua volta - não desiste de lutar. Agarra-se aos livros e, esse torna-se o seu grande aconchego e, sobrevivência. 
Hans é um homem "com os olhos de prata". Rodeado sempre com o seu significativo acordeão e o seu grande coração, recebe Liesel com grande entusiasmo e à sua casa chama-lhe de lar com a presença da rapariga. 

Por sua vez, Rosa é uma mulher que faz tudo ao alcance dos seus. Apesar de ter a resposta e Saukerl ou Saumensch na ponta da língua tem um coração grande. Cuida e educa da menina conforme a época "pede" e tenta, apesar da miséria, ter sempre o pão na mesa. É capaz de tirar o seu pão para dar ao "próximo". O habitual desta mulher é se em cada diálogo não diga as benditas palavras que, para ela significam amor. 




Sobre a narração… 


A morte é um belo narrador. Praticamente, tira a história dA Rapariga que Roubava Livros do "lixo" e, narra-a, com toda a força. Liesel até é capaz de a fazer emocionar com a sua grande vontade de viver. Para a morte é um exemplo a ser seguido… Como diz o The New York Times ""Uma obra de grande fôlego. Brilhante." 




A nível pessoal é das melhoras histórias que li… Se não a melhor. As expectativas que tinha para este livro eram do género "Há um livro de história nem vou conseguir chegar a metade". A verdade é que chegando às últimas páginas não o queria terminar. Não queria acreditar que… Estava a chegar ao fim da Liesel… E, a Morte torna-se uma bela companhia…


 Quem diria, ham?!

Acho que… A classificação é quase o que esperam… 6*, 10, 100, … /5 .  Adorei. 

É um livro que recomendo vivamente a sua leitura. E como podem ver nos meus registos fotográficos também tem pequenas ilustrações (Se lerem o livro - certamente - perceberão o porquê!).

Além disso é um livro que está em vias de entrar no Plano Nacional da Literatura para o 3.º ciclo (se não estou em erro) e, acho muito bem. É um livro que retrata um pouco de uma das Guerras com mais significado do mundo. Faz-nos pensar que… Até hoje, a Alemanha e o seu povo respeita imenso o seu passado. 


E que dizem-me vocês? Já leram o livro? 

Têm interesse em acompanhar a história ao detalhe? 

Se já viram o filme… Meu Deus… É muito bonito, mas o livro ultrapassa tudo!



Espero que tenham gostado deste bocadinho… E, se virem a Liesel por aí… Digam-lhe que… Escreve maravilhosamente bem! 

Já sabem que temos artigo amanhã.  

Com carinho, 


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. já tenho esse livro debaixo de olho há algum tempo e aumentaste ainda mais a minha vontade de lê-lo
    acho que nunca li um livro em que o narrador fosse a morte btw ahaha
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ivânia!
      É muito curioso, mas após a leitura percebes o porquê de muita incógnita ou receio na leitura deste grande livro.
      Recomendo-te vivamente a leres :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Conheço a história apenas porque vi o filme... E bem, eu adorei o filme! Agora fiquei ainda mais curiosa para ler o livro!

    Beijinhos,
    https://dreamcatcherblog2.blogspot.com/2019/08/a-descoberta-de-portugal-soajo-arcos-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida :)
      O filme para mim, não é completamente justo à história. Aconselho-te a leres o livro e depois veres o filme novamente… :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Esse é um dos meus livros preferidos. Minha edição é igual a sua. Me lembro de ter lido as 15 anos e fui completamente sem expectativas então ele foi uma bela surpresa. A Morte é um personagem onipresente, observador e Liesel é um amor de menina. É um livro que tem um lugar enorme reservado no meu coração. <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Para mim também está no meu top 5 de romances deste ano :) <3
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá olá!
    Tenho este livro em casa há já bastante tempo e ainda não o li. Fiquei agora com o bichinho...
    Grata!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marisa!
      O conselho que dou a quem tenha receio de o ler é, verem o filme primeiro e assim têm uma imagem mais ciente da história do livro ;)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]