DICAS PARA LER MAIS




Olá, Booklovers

É verdade… Hoje estou de aniversário, mas a quem presenteio é a vocês :) Peço desculpa por já terem pedido este tipo de post a algum tempo e, só agora o partilhar convosco. 

As dicas que se seguem, resultam comigo e, ao contrário do que pensam, não leio assim tanto, nem passo dias inteiros a ler. Por norma tenho disponível 1h/2h disponíveis por dia. Imaginem se passasse muitas horas a ler?! 





⏬Segue as minhas dicas:


#1 Reservar tempo para ler. Pode ser por exemplo ao final do dia e/ou hora de almoço. 

#2 Aproveite todos os minutos para ler. Por exemplo, eu ando sempre com um livro atrás. Quando vou trabalhar, tento sempre despachar-me a almoçar para ter nem que seja 10 minutos para ler; 

#3 Quando decidir ler, desligue do mundo à sua volta. Desligue o Wi-fi, dados móveis, a tv, … Seja o que distração for para que se concentre a ler; 






#4 Descubra qual a parte do dia em que consegue ler mais e com mais atenção. Por exemplo, para as mães, provavelmente conseguem ter mais tempo de manhã. Ao levantar-se mais cedo, consegue ter tempo para si e para ler; Também ao deitar é outra opção;  

#5 Descubra o seu modo de concentração. Se por exemplo, concentra-se melhor a ouvir música (clássica, ambiente, instrumental,...), faça isso. Mas experimente pode resultar consigo;

#6 Se não sentir-se confortável com um género literário, com um autor ou mesmo com um livro, não se sacrifique a fazê-lo, pois pode perder a motivação e, com isso, criar uma espécie de "amor-ódio" à leitura; 






#7 Se se sente confortável com um autor ou com um género literário, foque-se nisso;

#8 Também o espaço é importante. Se por exemplo, não consegue concentrar-se no banco do jardim (com barulho), não o faça. Se se sente confortável com um espaço mais cómodo, tem de escolher o seu local; 

#9 Para quem problemas com o sono, também é uma boa opção. A leitura ajuda a relaxar o cérebro e o coração. Se for o seu caso, reserve 30 minutos antes da sua hora de sono e, verá que se sentirá melhor. Comigo funciona, mas com romances. Se estiver thrillers e, se for  bom, não consigo dormir por querer descobrir o que vem a seguir. Quando leio suspense, das duas uma: Ou leio em véspera de feriado ou num fim-de-semana (para não deitar-me tarde e no dia seguinte ficar tipo "zombie") ou então tento conciliar com um romance mais suave. 

#10 Se estiver a ler um livro e, se for massacrante não continue com essa leitura. Dê oportunidade a outro. Nem todas as pessoas gostam do mesmo tipo de livros.  




Porque a leitura tem de ser prazerosa e, não uma luta ou uma meta para conseguir ler mais do que o vizinho. 

Cada pessoa tem o seu estilo, tempo e espaço para ler. 

Cada pessoa tem o seu ritmo de leitura. 

Eram as conclusões que queríamos transmitir. Espero que tenham gostado das dicas. E, vejam se no vosso espaço para ler alguma dica encontra-se "escondida" para que não consigam ler mais.


Um beijinho e, até amanhã!




Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post e tuas dicas!!! Gostei particularmente daquilo que disseste no final, houve uma altura da minha vida em que me sentia "má leitora" porque não conseguia ler muitos livros e via imensas pessoas a fazê-lo. Mas depois apercebi-me que era mesmo porque tenho o meu ritmo de leitura e porque vivo muito intensamente as histórias e gosto de ficar a viver nelas imenso tempo. Por isso obrigada por dizeres isso!!!
    Also acho que vou seguir algumas das tuas dicas, eu estava muito feliz agora porque entrei para a faculdade e lia nos transportes públicos mas... entretanto o corona chegou e estragou-me um bocadinho os planos por isso também vou utilizar algumas para ver se consigo continuar a ler, mesmo agora estando em casa e a ter aulas ao mesmo tempo.

    Beijinhos e já agora feliz aniversário atrasado!!


    Catarina Cardeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catarina!
      Todos nós sentimos um pouco dessa angústia até não encontrarmos o caminho e o nosso modo e espaço para ler… Eu leio por 1h/2h porque não consigo mais tempo e, se leio como leio, nem quero imaginar se estivesse a ler todo o dia!
      Por isso, não se preocupe. Leia por si e, não olhe para as metas dos outros!
      Um beijinhos e obrigada pelo carinho ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]