OPINIÃO: À PROCURA DE ALASKA, JOHN GREEN



Olá, Booklovers

Hoje venho partilhar mais uma opinião de um livro que li e, … Não gostei! 

Opinião 

Este livro conta-nos a história de Miles Halter, um miúdo apaixonado pelas últimas palavras dos livros que lê e, cansado de viver com os seus pais - e, seguindo as pisadas do pai - vai estudar para um colégio interno "Culver Creek". 

""Vou em busca de uma Grande Incógnita". É essa a razão que eu vou. Para não ter de esperar até morrer para começar a minha busca por uma Grande Incógnita."
(Pag. 15)

E, depois com todos os episódios de partidas e brincadeiras entre miúdos, conhecemos outros seus colegas, como por exemplo, a Alaska que, na minha opinião foi a personagem com mais personalidade nesta história. 

Ao ler as primeiras páginas deste livro, o autor revela que esta história tem registos verídicos da sua história em adolescente.


Confesso que, iniciei esta leitura de "mente aberta", apesar de, não já identificar-me com este autor nem com Young-Adult em geral e, este não foi excepção.


Achei este livro - a nível de divisão de capítulos, escrita, mistério - muito semelhante ao livro do mesmo autor "As cidades de papel" - um livro da qual não gostei.

OPINIÃO | AS CIDADES DE PAPEL



Para mim, o mais importante neste livro foi sem dúvida o sentimento de nostalgia com as partidas e brincadeiras que fazia junto com os meus colegas de escola. Mas, não considerei este tipo de brincadeiras com o Miles, Alaska, o Corronel e outros miúdos o comportamento de adolescentes, mas sim de crianças. À exceção das bebedeiras (excesso consumo de álcool), tabaco e a descoberta da sexualidade - por assim dizer. Por esse último motivo é que não recomendo este livro a uma idade inferior da adolescência, se não, aconselharia certamente a crianças com 12, 13 anos.


"Só aprendemos a lição quando aprender a lição se torna escusado."
(Pag. 248)


Outro ponto interessante foram as citações que o autor utiliza ao longo do livro (devido ao dom de Miles que decora as últimas frases dos livros que lê) de vários autores privilegiados como por exemplo, de Simón Bolívar e, François Rabelais e, numa última parte do livro, John Green explica o seu ponto de vista.


Em suma, não li a última parte do livro (mais ou menos 100 páginas) em que o autor coloca alguns cenários e partes cortadas (de edições anteriores e/ou do primeiro manuscrito entregue desta história), pois já estava cansada de levar um ritmo de leitura enfadonho e cansativo.



Avaliação: ⭐


É um livro sem graça, sem humor e sem grande história para que percamos tempo a ler. E, refiro novamente que, esta história pode ter grande proveito junto do pessoal mais novo.


De qualquer forma, lamento a todos os fãs que acompanham o John Green com grande familiaridade, mas este livro não foi para mim, nem para o meu grupo alvo. Certamente que, se o lesse há uns 10/15 anos iria delirar com esta história, mas tal não aconteceu.

Deste autor, aconselho a lerem "A Culpa é das Estrelas". 





Espero que tenham gostado da minha companhia. Volto em breve! Beijinhos,



Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá Ana! Deste autor só li "A Culpa é das estrelas", adorei o livro e o filme. Não sei porquê mas não fiquei muito atraída a ler mais livros do autor.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Eu também era melhor se me tivesse ficado por aí. Pois, os livros que li depois já não são para mim!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já li o "A culpa é das estrelas" e adorei, e fiquei um pouco desiludida com esse pois era uma das minhas ideias para uma futura leitura... irei repensar agora eheh

    Um beijinho *

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patricia!
      Eu detestei o livro que nem o li até ao fim, como expliquei no post e no canal. Foi muito frustrante! Acredito que o pessoal mais novo até goste, mas já não é para o meu público alvo!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Por acaso tinha algumas expectativas em relação a este livro mas depois da tua opinião, de facto não sei se vale muito a pena!
    Já te estou a seguir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Foi uma leitura cansativa para mim! Se gostares de young adult até podes gostar, mas sinceramente, é um autor na qual já não me identifico!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá...

    É uma pena que a leitura não tenha sido boa pra você... Tenho esse livro aqui na minha estante, mas, acho que não leria no momento.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diane!
      Por vezes, só temos de pensar nas nossas compras e com que autor nos identificamos!
      Beijinhos querida

      Eliminar
  5. Admito que gostei muito de ver a série! Pena o livro não ter sido grande coisa, gostei muito de ler o "A culpa é das estrelas".

    Um beijinho!
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois, se existe alguma série deste título desconheço, mas também penso que não tenho interesse em ver! Também adorei A Culpa é das Estrelas!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Nem sabes como fico contente por saber que houve mais alguém que não gostou do livro!
    Foi dos piores livros que já li na vida, só desejava que acabasse >.<
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!
      Partilho do mesmo sentimento!
      Tanto que nem li a parte final de tão cansada que estava desta história!
      Beijinhos 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]