O GESTOR 80/20 , RICHARD KOCH [OPINIÃO]
Olá a todos!
Tudo bem convosco?
Hoje partilho convosco uma opinião de um livro mais técnico, digamos. Como já partilhei algumas vezes convosco, sou gestora. Além de ser formada noutra área (Multimédia e Audiovisuais), esta pode ser uma prova clara que nem sempre seguimos ou temos a verdadeira paixão de ter como profissão a área na qual andamos anos e anos a estudar e a dar o melhor de nós.
Contudo, como podem perceber, sou uma empenhada e naturalmente motivada pelo meu instinto. E, sim… Por vezes, procuro respostas às questões que faço na minha mente, tipo : "Como posso ser melhor?" ou "Como posso organizar-me ou desenvolver melhor o meu trabalho?" são bons exemplos. Para tal… Sou uma pessoa que não consigo estar muito tempo na ignorância ou ser meramente subestimada e vou, diariamente, procurando respostas.
Com isso… Tentei ir à procura de um caminho através de Richard Koch um dos gestores e investigadores com mais sucesso no mundo. Qual o intuito? Aprender e ser melhor no amanhã.
" 80% dos resultados que obtemos provém de 20% dos nossos esforços".
"Torne-se um gestor de topo: Descubra como alcançar grandes resultados, com menos esforço."
Tudo boas questões nas quais queremos obter resposta. Certo?
Vamos conhecer um pouco mais?
Vamos conhecer um pouco mais?
Ficha Técnica:
Título Original: The 80/20 Manager | Título Português: O Gestor 80/20
Escritor: Richard Koch | Editora: 20|20 Editora
Género: Gestão e organização | 1ª. edição em agosto de 2014
Número de páginas: 256 | ISBN 978-989-668-257-6
Lido em maio-julho/2019
Sinopse:
"Uma das grandes aspirações de qualquer gestor ou empresário é simplificar o seu trabalho e o da sua equipa. Mas como otimizar tempo e recursos quando os líderes se sentem esgotados e assoberbados?
O Gestor 80/20 é a solução para uma liderança eficaz, a arma secreta e o guia prático fundamental para empresários, empreendedores e líderes.
Com base na sua experiência como empresário e investidor de sucesso, e aplicando o Princípio 80/20 á gestão empresarial, Richard Koch apresenta 10 caminhos para fazer nascer Gestores 80/20: líderes de topo, eficazes, que não perdem tempo com burocracias nem trivialidades, mas antes se focam nas questões essenciais que trazem valor acrescentado às suas empresas - os 20% que realmente importam."
"Sabia que…
- 80% dos lucros de uma empresa resultam de 20% dos produtos e dos clientes?
- 80% do êxito das empresas é determinado por 20% das suas atividades?
- 80% dos resultados provêm de 20% das ideias? "
"Trabalhe menos e, em menos horas, alcance resultados extraordinários. Aprenda a simplificar os processos e saiba como rentabilizar o seu tempo. Seja o melhor!"
Como? A sério? Está a brincar?
Além destas preciosas frases que podem fazer parte de um bom gestor acho que, as mesmas adequam-se a um bom Ser Humano no seu dia-a-dia.
O livro é interessante nos conselhos que dá a um potencial ou atual gestor. Incentiva-nos a utilizar a profissão/Cargo de uma forma bem mais descontraída e sem estar constantemente a ouvir o coração bater por trabalho.
Alerta-nos de que, provavelmente, os nossos potenciais clientes estão em lugares ou locais onde podemos nem acreditar.
Faz-nos acreditar que, a gestão de laços com que criamos com os nossos colegas têm dois contextos : O lado profissional (quando estamos a sério) e, o lado emocional, ou seja, a parte emocional e aptidão para ouvir o lado b da pessoa que partilha a mesma secretária ou local connosco.
Com vários exemplos pessoais do escritor, leva-nos a pensar em diversas vertentes não só na angariação de clientes mas também em características de um bom gestor dever-se a um chefe minimamente razoável. Ou seja, para seres um bom gestor, provavelmente, muito do que aprendeste na empresa deve-se a um bom chefe. Mas por outro lado um gestor procura conhecer e buscar sabedoria através de carácter próprio. Ou seja, investir em si.
"Desenvolva um conhecimento básico sobre o caráter humano ou irá falhar. (…) Quando alguém se interessa por nós, nós prosperamos."
Acho que o Richard quis dizer e, consoante o capítulo é que, um bom gestor tem de saber motivar. Além da motivação faz parte do conjunto ser um bom mentor. Partilhar a sua sabedoria esperando em troca receber conhecimentos novos, porque tudo faz parte de um círculo.
"Toda a gente deseja que os outros lhes prestem atenção, a si e ao seu trabalho. Não interessa a idade que tenha, o quão desinteressante ou repetitivo é o nosso trabalho ou o nosso nível de habilitações, todos queremos que se interessem por nós e pelo nosso trabalho. Porém, tragicamente, e apesar de todos desejarmos isto, a maior parte das pessoas não é alvo de cuidado e apoio genuínos. E isto é ainda antes de nos atrevermos a interessarmo-nos pelo desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa."
Penso que é escusado comentar. Aliás, o Richard ao longo do seu livro consegue tocar em várias feridas, se que me faço entender.
Se tivesse que atribuir uma palavra a este livro diria: Inspirador!
Gostei muito da leitura do livro e, ao longo dos meses em que o li, consegui aproveitar ao máximo, no que diz respeito na compreensão de vários comportamentos enquanto profissional, mas também de todos os colegas de profissão.
Recomendo a leitura de Gestor 80/20 a todos os profissionais na área e a todos os leitores que tenham curiosidade. É sem dúvida um guia que levarei comigo e, quando precisar de uma nova abordagem, irei consultá-lo.
Avaliação: 5 * / 5
Espero que tenham gostado do bocadinho de hoje. O importante é ter noção de que, o conhecimento não ocupa tempo nem espaço. E o artigo de hoje é a prova disso.
Amanhã temos novo artigo. Conto convosco?
Até já,
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)
Olá!
ResponderEliminarLivro bastante interessante, com muita informação bastante útil.
Na minha empresa fazia bastante a falta a chefes que nem mandar sabem e aos patrões que nem hulmides sabem ser. Pensava eu que a escravidão terminara a muito, mas enganei-me.
Penso que esse livro deveria ser lido principalmente pelos patrões e chefias.
Por vezes esquecem, se não houver colaboradores a empresa não anda. Os colaboradores são como uma máquina se os carretes não tiver bem oleados, há maior probabilidade de avariar.
Beijos
Os Piruças
Olá, queridos!
EliminarConcordo com tudo o que dizem. Realmente, um bom chefe ou "patrão" (como os bons portugueses dizem) tem de ser mais do que o "manda-chuva" da empresa.
Têm de ter uma boa personalidade, humildade, respeito pelo colaborador e, sobretudo… Cooperar connosco no nosso trabalho, quase como um … Colega! Digo eu, claro.
Hoje em dia, saber mandar muitos até o podem pensar que têm o dom. Mas muitos, realmente, sabem que se o "recurso humano" falhar, o prejuízo é de todos, não apenas de um. E, é o sentido de equipa que por muitas vezes, falha. Quando isso é posto em causa, acho que, todos acabam por fazer "aquilo" por obrigação e, não - propriamente - por gosto. Fazem pelos cifrões que podemos representar.
E... Podia continuar aqui a noite toda …!
Beijinhos
Sem dúvidas, era conversa para a noite toda.
EliminarBoa continuação.
Beijinhos
Obrigada 🙏
Eliminar